1 de março de 2016

RESENHA | Um Porto Seguro, Nicholas Sparks


414 páginas, Novo Conceito
 
Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Para que um livro funcione para mim ele precisa basicamente de uma coisa: verossimilhança. Pode ser um suspense, uma ficção fantástica ou um romance, se tiver coerência a ponto de parecer real, certamente vai me ganhar.

No caso de Um Porto Seguro, posso dizer que tudo funcionou. Depois de muito tempo parado na minha estante eu resolvi incluí-lo na minha meta de férias (aqui), e surpreendentemente, apesar das mais de 400 páginas, foi o primeiro que finalizei.

Quando Katie chegou a Southport sua ideia era passar despercebida, e finalmente ter um pouco de normalidade depois de tanto tempo vivendo de incertezas e pulando de hotel em hotel.

Apesar da aparente segurança que a cidade transmitia, às vezes ela se pegava olhando por cima do ombro, checando se não havia ninguém a observando. E no íntimo ela se perguntava se algum dia poderia finalmente relaxar, fixar residência em alguma cidade e viver em paz. O que ela não sabe é que Southport reserva surpresas, e a esperança de que uma nova vida é possível.

Mas para isso ela vai precisar se abrir, e então enfrentar seus fantasmas cara a cara. O que confere muita agilidade a trama e momentos de tensão.

O livro tem toda essa aura de mistério, e quando você começa a ler só consegue supor que vai ser uma história de amor, por causa da capa e do nome. Mas as pistas acabam por aí, e só à medida que a história avança é que você começa a entender quem é Katie e como o seu passado influencia diretamente o seu presente.

Tenho certo #mimimi com os livros do Sparks, já que o cara lançou pencas de livros eu sempre acho que não tem mais nada que ele possa escrever que já não tenha sido contado em algum dos outros livros. Entretanto, Um Porto Seguro tem sua dose de milagre que é um diferencial, e eu confesso que o detalhe me emocionou com força

Apesar de ser um calhamaço com 414 páginas, à medida que a história vai se desenrolando você é fisgado e só para de ler porque já é madrugada e seus olhos teimam em se fechar. A escrita do Nicholas é muito bem encaixada e flui de modo que as páginas praticamente passam voando.

Ainda que eu não tenha amado a história, ela foi um ótimo passatempo e eu senti empatia pelos personagens e fiquei torcendo para que tudo acabasse da melhor maneira possível. A narração em 3ª pessoa permite um giro completo pela história, pelos personagens e suas motivações, o que é bastante positivo e ajuda a entender os rumos do livro. 




Se você curte a ideia de um romance doce (mas sem ser enjoativo) misturado com drama e um suspense quase de romance policial, se joga sem medo nessa leitura.


E aproveita que ele faz parte do meu projeto desapego e tá mais barato (e saudável) do que coxinha com refrigerante (se joga). 
E aí, o que você achou da resenha e da história? Se curtiu ou não, comenta aqui embaixo pra eu saber a tua opinião :D 
Beijocas!

Um comentário:

  1. Lola como sempre Nocholas Sparks destrói meu coração com as estórias fantásticas dele, estou montando minha coleção dos livros dele e ''Um porto seguro'' esta na lista de compras rsrs
    Parabéns por sua resenha, amei!

    www.falandodiferentesobrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião alimenta minha criatividade, então você pode contribuir para um blog melhor simplesmente comentando :D Para dúvidas, sugestões ou bater um papo, mande e-mail para agarotadalivraria@gmail.com